ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
CRIANÇA FELIZ
DIRETORA: DANIELMA VIANA LEAL COORDENADORA: MARIA MARTA
TEMA DO PROJETO: A COPA É AQUI
JUSTIFICATIVA
Já começou a contagem regressiva
para a Copa do Mundo, que este ano acontece em terras brasileiras, de 12 de
junho a 13 de julho. Os aficionados por futebol e aqueles que nem costumam
torcer vão conviver diariamente com o assunto, mesmo antes de iniciarem os
jogos entre 32 seleções de todo o planeta. O tema está nas rodas de conversa,
nos programas de TV e noticiários. Diante de tamanho evento esportivo, nós da
Escola Criança Feliz, aproveitaremos este acontecimento histórico para
realizarmos este projeto desenvolvendo competências pedagógicas na área,
social, intelectual , política e cultural visando o enriquecimento de nossas
aulas através da excepcional história do futebol de nosso país em Copas
do Mundo.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer a história das Copas fazendo uso dela para trabalhar competências curriculares através de temas relevantes como diferenças étnicas, sociais e culturais , valorizando o contexto social e político em que cada evento acontece, não deixando de fazer a interdisciplinaridade a fim de que o educando venha ter um melhor aproveitamento no presente projeto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer, respeitar e valorizar a
cultura de cada País envolvido no evento;
- Reconhecer a importância da
história de nosso País em Copas do Mundo;
- Compreender a necessidade do trabalho
coletivo para o sucesso do grupo;
- Analisar o interesse econômico de cada País
envolvido;
- Compreender que o Brasil alcança valorização
mundial a cada Taça levantada;
- Identificar os países participantes da Copa do
Mundo 2014;
- Conhecer as contradições de nosso país.
Objetivos Língua Portuguesa
- Ler corretamente os textos propostos,
compreendendo sua mensagem.
- Reconhecer o significado correto das palavras.
- Interpretar corretamente os textos propostos.
- Identificar a
escrita correta das palavras.
- Destacar os sinais de pontuação, compreendendo
suas aplicações.
- Produzir os textos de forma coerente e
ortograficamente correta.
- Reconhecer as letras do alfabeto
diferenciando vogais de consoantes dentro dos textos propostos.
- Separar e classificar corretamente as
sílabas.
- Reconhecer os adjetivos pátrios.
- Produzir slogans de forma criativa e
coesa e coerente.
- Elaborar anúncios e propagandas.
- Realizar pesquisas e colher dados diretamente
ligados ao tema do projeto.
Sugestões de Atividades Língua
portuguesa
Leitura e interpretação de texto informativo
Leitura e interpretação de texto informativo
Produção de Poemas.
Descrição de países envolvidos na Copa ou de seus jogadores
Utilização de expressões futebolísticas para trabalhar letra inicial, vogais e consoantes.
Família silábica de objetos utilizados em jogos de futebol como ( bola, cartão, trave, gramado, camisas etc)
Separação e classificação das sílabas do nome de jogadores de nossa Seleção
Listagem em mural elaborado em grupo de adjetivos pátrios de cidades onde nasceram os jogadores da Seleção Brasileira.
Criar individualmente ou em grupo slogans e ilustrá-los.
Manipulação de dicionário a fim de obter significado de palavras pouco utilizadas, mas que estão inseridas em nosso Hino.
Utilização de texto informativo do País sede da copa para identificar sinais de pontuação e sua aplicação nas palavras.
Produção de texto individual ou coletivo sobre a história do Brasil em Copas do Mundo.
Descrição de países envolvidos na Copa ou de seus jogadores
Utilização de expressões futebolísticas para trabalhar letra inicial, vogais e consoantes.
Família silábica de objetos utilizados em jogos de futebol como ( bola, cartão, trave, gramado, camisas etc)
Separação e classificação das sílabas do nome de jogadores de nossa Seleção
Listagem em mural elaborado em grupo de adjetivos pátrios de cidades onde nasceram os jogadores da Seleção Brasileira.
Criar individualmente ou em grupo slogans e ilustrá-los.
Manipulação de dicionário a fim de obter significado de palavras pouco utilizadas, mas que estão inseridas em nosso Hino.
Utilização de texto informativo do País sede da copa para identificar sinais de pontuação e sua aplicação nas palavras.
Produção de texto individual ou coletivo sobre a história do Brasil em Copas do Mundo.
Produção textual a respeito de
preconceito de cor e seus prejuízos
Elaboração de poemas com o tema :
MUITOS PAÍSES DENTRO DO BRASIL?
Objetivos Matemática
- Aplicar as quatro operações corretamente
dentro de problemas contextualizados
- Ler , escrever, comparar e ordenar os numerais
ordinais seguindo a sequência de colocação de cada time no Ranking da
FIFA.
- Reconhecer figuras geométricas utilizadas na
elaboração do desenho de um estádio de futebol.
- Fazer cálculos de diferença de fuso horário de
cada país da copa aplicando a operação correta de acordo com os problemas
propostos pelo educador
- Elaborar gráficos de desempenho dos países em
Copas do Mundo e fazer comparações entre eles.
- Montar a tabela da copa e através
dela fazer cálculos dos times que podem se encontrar na final do
evento.
- Elaborar( utilizando sucata) materiais
esportivos e realizar compra e venda fazendo os devidos cálculos dos
gastos e lucros.
Sugestões de Atividades matemática:
Colocação dos países campeões de Copas
do Mundo em escala de 1 a 100.
Posição de alguns países no Ranking da
FIFA ( Alemanha, Brasil. Arábia Saudita, Argentina, Itália etc ...)
Confecção de cartões utilizados pelo
juiz, e maquetes de campos de futebol com suas diversas formas geométricas.
Situações problema envolvendo times,
países e jogadores de futebol.
Gráfico do desempenho do Brasil desde a
primeira copa do mundo até a atual.
Montagem de tabela de jogos da Copa de
1994 ou a que o professor preferir
Cálculo de venda de material esportivo
Elaboração pelos alunos de produtos
esportivos, anúncio e venda dos mesmos em feira montada na própria sala
de aula com dinheiro sem valor.
Confecção de maquete de um campo de
futebol utilizando os sistemas de medidas.
Objetivos Ciências
- Enfatizar a importância de uma boa alimentação
para a saúde do corpo humano e sobretudo para um bom condicionamento
físico dos jogadores.
- Listar os animais das savanas que correm risco
de extinção
- Enumerar os benefícios que a água pode trazer
ao jogador durante uma partida de futebol e aos seres humanos em geral
- Comparar a vegetação da Amazônia brasileira
com a de outros países.
- Conscientizar os alunos sobre o perigo do uso
de drogas no meio futebolístico e na vida
- Confeccionar murais e ou maquetes com o tema
AS SAVANAS
- Pesquisar sobre poluição sonora e fazer a
listagem dos prejuízos que podem causar .
- Produzir panfletos sobre o lixo e seus
prejuízos
- Confeccionar latas de lixo .
Sugestões
de Atividades
- Pesquisa sobre a alimentação utilizada por
jogadores de futebol.
- Desenho do técnico da seleção e listagem das
partes de seu corpo
- Pesquisar sobre a importância da água durante
uma partida de futebol.
- Comparação entre a vegetação africana e a
brasileira
- Estudo dos animais da fauna brasileira que
sofrem risco de extinção
- Montagem de mural com curiosidades sobre
animais da fauna brasileira
- Palestra sobre DOPING e os prejuízos que ele
trouxe à vida de alguns atletas flagrados no exame.
·
Trabalhar a Poluição Sonora e Visual
·
Confecção de lixeiras decoradas com as
cores do Brasil para enfeitar as salas de aula.
Objetivos Geografia
·
Reconhecer o clima dominante em cada
país e as causas da variação de país para país.
- Identificar o continente a que pertence cada
seleção participante da Copa
- Confeccionar bandeiras
- Discutir formas de governo expressando sua
opinião a cerca do melhor sistema.
- Refletir sobre as causas das desigualdades
sociais no Brasil e analisar as possíveis soluções para o problema
Sugestões de Atividades
Debate sobre o tema: As desigualdades
sociais no Brasil
Utilizar um país de cada continente e
fazer a comparação de clima entre ele e por que existem diferenças
Fazer em Mural a listagem de
Continentes e distribuir cada pais no devido espaço
Fazer comparações entre as formas de
governo de dois países que participam da Copa 2014
Apresentar slides das dificuldades
encontradas em algumas regiões do Brasil em termos de água e alimentação
abrindo espaço para que as crianças indaguem, socializem e discutam procurando
meios de resolver o problema.
Pedir que apresentem a solução em forma
de apresentação teatral ou produção textual
Pedir que façam comparação por escrito
entre o Brasil e os outros países participantes da copa
Objetivos História
- Reconhecer a origem do futebol
- Pesquisar sobre Charles Miller e a
importância de sua existência para a história do futebol.
- Elaborar cartazes sobre o surgimento da Copa
do Mundo
- Realizar pesquisas entre os idosos da
comunidade como forma de interação e valorização do conhecimento do outro.
- Conhecer a história de um dos maiores ídolos
do futebol mundial (Pelé) e elaborar caricaturas dele ou de jogadores
considerados figurinhas carimbadas da copa.
- Combater o preconceito através do conhecimento
do costume de cada povo.
- Definir racismo através de painéis com
reportagens evidenciando a prática.
- Respeitar a África enquanto berço cultural do qual
o Brasil herdou vários costumes
- Ler e discutir textos informativos sobre
preconceitos étnicos, raciais ou culturais
- Fazer comparações entre a cultura de nosso
país e a africana definindo o que herdamos deles e quais
os motivos dessa herança.
- Pedir que definam racismo e façam
painéis com figuras e reportagens que retratem o preconceito
Sugestões de Atividades de História
·
Pesquisa sobre a vida de Charles Miller
e sua importância para o futebol
·
História do Surgimento da Copa em papel
metro com ilustrações feitas pelos alunos
·
Pesquisa sobre os principais
artilheiros de todas as copas
·
Pesquisar entre os idosos da comunidade
o jogador mais importante de cada década na opinião deles anotar, discutir
junto aos colegas e a partir da discussão fazer texto coletivo.
·
Escrever as diversas lendas a cerca do
surgimento do futebol e ilustrá-las formando uma pequena história
·
Escrever a biografia de Pelé e fazer
caricaturas do rei do Futebol
·
Como nasceu a copa do mundo?
·
Quem foi Charles Miller?
·
Em que país nasceu o futebol?
·
O rei do Futebol
·
Elementos africanos na cultura
brasileira
Objetivos Educação Física
·
Identificar e listar os benefícios do
alongamento e sua necessidade antes de qualquer atividade física Reconhecer e
respeitar as regras envolvidas em um torneio de futebol.
·
Realizar o torneio interescolar.
Objetivos Artes
- Criar um mascote, descrevê-lo e encaminhar o
projetinho para a eleição do melhor mascote
- Montar mosaicos de bandeiras
- Construir maquete de estádio de futebol
- Reconhecer cores primárias e secundárias
- Desenvolver habilidades artísticas através de
desenho de mascotes de clubes de futebol ou de Copas do Mundo.
- Cantar o Hino Brasileiro corretamente.
- Desenvolver o gosto pelo ritmo musical
através de composições de gritos de guerra com acompanhamento
- Conhecer característica de cada década através
de músicas cantadas em copas anteriores
- Confeccionar instrumentos a partir de
materiais sucateados.
Sugestões de Músicas
·
Hino Brasileiro
·
Músicas das Copas
·
Gritos de Guerra
·
Hinos de times de futebol a qual
pertencem alguns jogadores da Seleção
·
Instrumentos musicais vindos da África
e utilizados no Brasil
Sugestões de Atividades
Elaboração e escolha da mascote de
nossa Copinha.
Montagem de quadros de mosaico
com as bandeiras dos Países participantes da Copa
Confecção de bandeirinhas dos países
que participam do evento
Construção de maquete de estádios de
futebol
Desenhar a mascote do Brasil na Copa de
2014
Estudo das cores primárias e secundárias
a partir da pintura de bandeiras de Países.
Montar Bandinha para execução do Hino
Brasileiro todas as manhãs
Pesquisar músicas das Copas e verificar
o que pode ter mudado no Brasil através dela como, por exemplo, em 1970
cantávamos 90 milhões em ação ...
Dividir a sala em grupo e pedir que
cada um crie um grito de guerra premiando aquele que for mais votado pelos
professores
Utilizando sucatas fazer a confecções
dos instrumentos da Bandinha
Objetivos Religião
·
Estimular o educando a agir de forma a
respeitar as regras do jogo e seus colegas de equipe bem como os adversários
- Promover debates sobre a rivalidade entre
países participantes da copa do mundo seus benefícios em campo e seus
prejuízos fora dele.
- Confeccionar cartazes de incentivo à paz entre
as nações e a união de todos os povos.
Ética
·
União entre os povos
·
Regras para um bom jogo
Sugestões de Atividades de Religião
Pedir que as crianças produzam cartazes
com desenhos e /ou figuras que simbolizem a paz e a união entre os
povos
Debater sobre os benefícios do evento
Copa do Mundo que consegue unir países rivais durante seus torneios
Pedir que observem durante o torneio
comportamentos adequado a serem mantidos em uma partida de
futebol que possam contribuir para melhor rendimento e apresentação do time
para listá-las em papel metro.
Culminância
Nosso projeto terá sua culminância no
final do bimestre com exposições dos trabalhos realizados no decorrer do
bimestre.
Cronograma:
A Escola participará de um torneio
interescolar com abertura oficial dia 06 de maio na escola Rosália Correia.
Durante o mês de maio os alunos
participaram de torneios interclasses para selecionar os times que participarão
do torneio oficial que acontecerá entre os dias 09 a 13 de junho.
Premiação:
1º lugar: troféus
2º e 3º lugar medalhas
Avaliação:
A avaliação será feita durante o
andamento do projeto através de atividades orais escritas, interesse
participação, assiduidade e
pontualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário