ESCOLA: E.M.E.F. CRIANÇA FELIZ
PROJETO HAGÁQUÊ
DIRETORA: DANIELMA
COORDENADORA
PEDAGÓGICA: MARIA MARTA
Professores Regentes:
Pfº: Oswaldo Jônathas Scheidegger Emerique
Pfª: Claudioneia
Sales de Brito
Contribuidora: Elsamar Silva dos Santos
Tema: Produção de Textos de histórias
em quadrinhos;
Conteúdo: Língua Portuguêsa
Período: 24/09/2013 à 24/10/2013
Público Alvo: Professores do
Ensino Fundamental I.
Período: 4horas
Apresentação
As histórias em
quadrinhos (HQs), a arte de narrar uma história por meio de sequências de
desenhos ou figuras, são bem antigas. Sua origem remonta à Pré-História, nas
chamadas pinturas rupestres, desenhos que mostravam cenas do cotidiano nas
paredes de grutas e cavernas. A origem dos balões presentes nas histórias pode
ser atribuída aos filactérios, faixas com palavras escritas junto à boca dos
personagens, observadas em ilustrações européias desde o século XIV. Foi a
partir do século XIX que o texto começou a acompanhar o desenho. Os quadrinhos estão ganhando cada dia mais uma
respeitabilidade na escola graças a um programa cada vez mais popular e
criativo, visando aos novos leitores, incentivando as crianças para criar e, em
muitos casos, usando temas de suas próprias vidas.
No plano
pedagógico, os quadrinhos proporcionam experiências narrativas desde o início
do aprendizado, fazendo os alunos adquirirem uma nova linguagem, crianças e
adolescentes seguem a história do começo ao fim, compreendem seu enredo, seus
personagens, a noção de tempo e espaço, sem necessidade de palavras
sofisticadas e habilidades de decodificação. As imagens apóiam o texto e dão
aos alunos pistas contextuais para o significado da palavra. Os quadrinhos
atuam como uma espécie de andaime para o conhecimento do estudante.
OBJETIVO GERAL
Atender a Escola Municipal Criança
Feliz para a sistematização de trabalho com o uso das histórias em quadrinhos, especificamente, para professores
de 1º ao 5º ano, utilizando o software livre HagáQuê, nas disciplinas que compõem o currículo escolar.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø
Oferecer ao coordenador e professores formação inicial através de oficinas sobre o emprego das histórias em quadrinhos em sala de aula.
Ø
Promover a formação necessária para os educadores desenvolverem atividades, e construírem histórias com os alunos utilizando sites e software livre como o HagáQuê.
Ø
Estimular com as HQs, o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), na construção colaborativa do conhecimento e aprendizagem.
Ø
Desenvolver atividades que contribuam para os alunos aprenderem conteúdos curriculares aplicados na sala de aula.
Ø
Promover
a interação e troca de idéias entre os participantes.
4 .
Estratégias
4.1 Atividades de formação
A Oficina HagáQuê prevê a realização de ações em
dois momentos presenciais, no primeiro gestores, técnicos e professores,
inseridos na oficina, receberão a formação fundamentada na aquisição de
conhecimentos teóricos práticos,
necessários para a implementação das HQs em sala de aula, no segundo momento,
eles apresentarão trabalhos desenvolvidos com os alunos utilizando as histórias
em quadrinhos.
4.2. Oficina de
HagáQuê (formação): teoria e prática
O
primeiro momento da oficina de HagáQuê destinada ao coordenador e professores,
se configura na modalidade presencial com carga horária de 2 horas, para apresentação
e conversa aberta sobre a HQ. O segundo
momento dar-se-á à prática, quando todos participantes farão atividades
de treinamento dentro do software, essa etapa terá o período de 2 horas. Na
terceira etapa os professores terão o prazo de 30 dias para a culminância dos
trabalhos desenvolvidos com os alunos e exposição dos mesmos. O conteúdo desse
primeiro momento estará voltado para temas fundamentais para o conhecimento e a
prática pedagógica com o uso das histórias em quadrinhos. Eles integram os
seguintes tópicos:
Ø Origem e formato das histórias em quadrinhos.
Ø Características desse gênero textual.
Ø Utilização e as aplicações das HQs nas diversas
áreas do conhecimento.
Ø Sites online de construção de HQs e software
livre como o HagáQuê.
Ø Produção de HQs com o uso do software HagáQuê.
Ø Planejamento de trabalhos em sala de aula com as
histórias em quadrinhos.
AVALIAÇÃO
A
avaliação ocorrerá em dois momentos, no primeiro será avaliado a participação, desempenho e produção dos professores na realização das atividades com seus alunos. A avaliação final será a exposição dos trabalhos, histórias em quadrinhos, desenvolvido com os alunos.
Referências bibliográficas
AYRES, Janaina Teixeira.
Oficina de HagáQuê.
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL/ NTE MARABÁ. Marabá, 04 de março de 2013
LUYTEN,Sonia M. Bibe. História em quadrinHos: um recurso de aprendizagem.
Abril 2011. Disponível
As histórias em quadrinhos (HQs) Disponível em> http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/181213historiaemquadrinhos.pdf
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