segunda-feira, 16 de setembro de 2013

PROJETO HAGÁQUÊ: Tema: Produção de Textos de histórias em quadrinhos;


ESCOLA: E.M.E.F. CRIANÇA FELIZ


PROJETO HAGÁQUÊ
DIRETORA: DANIELMA
COORDENADORA PEDAGÓGICA: MARIA MARTA
Professores Regentes:
Pfº: Oswaldo Jônathas Scheidegger Emerique
Pfª: Claudioneia Sales de Brito

 Contribuidora: Elsamar Silva dos Santos
Tema: Produção de Textos de histórias em quadrinhos;
Conteúdo: Língua Portuguêsa
Período: 24/09/2013 à 24/10/2013
Público Alvo: Professores do Ensino Fundamental I.
Período: 4horas

Apresentação
As histórias em quadrinhos (HQs), a arte de narrar uma história por meio de sequências de desenhos ou figuras, são bem antigas. Sua origem remonta à Pré-História, nas chamadas pinturas rupestres, desenhos que mostravam cenas do cotidiano nas paredes de grutas e cavernas. A origem dos balões presentes nas histórias pode ser atribuída aos filactérios, faixas com palavras escritas junto à boca dos personagens, observadas em ilustrações européias desde o século XIV. Foi a partir do século XIX que o texto começou a acompanhar o desenho. Os quadrinhos estão ganhando cada dia mais uma respeitabilidade na escola graças a um programa cada vez mais popular e criativo, visando aos novos leitores, incentivando as crianças para criar e, em muitos casos, usando temas de suas próprias vidas.
            No plano pedagógico, os quadrinhos proporcionam experiências narrativas desde o início do aprendizado, fazendo os alunos adquirirem uma nova linguagem, crianças e adolescentes seguem a história do começo ao fim, compreendem seu enredo, seus personagens, a noção de tempo e espaço, sem necessidade de palavras sofisticadas e habilidades de decodificação. As imagens apóiam o texto e dão aos alunos pistas contextuais para o significado da palavra. Os quadrinhos atuam como uma espécie de andaime para o conhecimento do estudante.
OBJETIVO GERAL

Atender a Escola  Municipal Criança Feliz para a sistematização de trabalho com o uso das histórias em quadrinhos, especificamente, para professores de 1º ao 5º ano, utilizando o software livre HagáQuê, nas disciplinas que compõem o currículo escolar.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø  Oferecer ao coordenador e professores formação inicial através de oficinas sobre o emprego das histórias em quadrinhos em sala de aula.
Ø  Promover a formação necessária para os educadores desenvolverem atividades, e construírem histórias com os alunos utilizando sites e software livre como o HagáQuê.
Ø  Estimular com as HQs, o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), na construção colaborativa do conhecimento e aprendizagem.
Ø  Desenvolver atividades que contribuam para os alunos aprenderem conteúdos curriculares aplicados na sala de aula.
Ø  Promover a interação e troca de idéias entre os participantes.


4 . Estratégias

4.1 Atividades de formação
A Oficina HagáQuê prevê a realização de ações em dois momentos presenciais, no primeiro gestores, técnicos e professores, inseridos na oficina, receberão a formação fundamentada na aquisição de conhecimentos  teóricos práticos, necessários para a implementação das HQs em sala de aula, no segundo momento, eles apresentarão trabalhos desenvolvidos com os alunos utilizando as histórias em quadrinhos.


4.2. Oficina de HagáQuê (formação): teoria e prática
            O primeiro momento da oficina de HagáQuê destinada ao coordenador e professores, se configura na modalidade presencial com carga horária de 2 horas, para apresentação e conversa aberta sobre a HQ. O segundo  momento dar-se-á à prática, quando todos participantes farão atividades de treinamento dentro do software, essa etapa terá o período de 2 horas. Na terceira etapa os professores terão o prazo de 30 dias para a culminância dos trabalhos desenvolvidos com os alunos e exposição dos mesmos. O conteúdo desse primeiro momento estará voltado para temas fundamentais para o conhecimento e a prática pedagógica com o uso das histórias em quadrinhos. Eles integram os seguintes tópicos:
Ø  Origem e formato das histórias em quadrinhos.
Ø  Características desse gênero textual.
Ø  Utilização e as aplicações das HQs nas diversas áreas do conhecimento.
Ø  Sites online de construção de HQs e software livre como o HagáQuê.
Ø  Produção de HQs com o uso do software HagáQuê.
Ø  Planejamento de trabalhos em sala de aula com as histórias em quadrinhos.




AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá em dois momentos, no primeiro será avaliado a participação, desempenho e produção dos professores na realização das atividades com seus alunos. A avaliação final será a exposição dos trabalhos, histórias em quadrinhos, desenvolvido com os alunos.
Referências bibliográficas
AYRES, Janaina Teixeira. Oficina de HagáQuê.
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL/ NTE MARABÁ. Marabá, 04 de março de 2013

LUYTEN,Sonia M. BibeHistória em quadrinHos: um recurso de aprendizagem.
Abril 2011. Disponível

As histórias em quadrinhos (HQs) Disponível em> http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/181213historiaemquadrinhos.pdf

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Plano de Ação do PROINFO da E.M.E.F. Criança Feliz Ano 2013

Escola Municipal de Ensino Fundamental Criança Feliz, Jader Barbalho n° 110, Bairro José Rasteiro. Estão matriculados 262 discentes, em dois turnos, matutino e vespertino, distribuídos  em cinco turmas do 1º ao 5º ano

Diretora:Danielma
Coordenadora: Maria Marta
Orientadores da sala do PROINFO
CLAUDIONÉIA SALES DE BRITO
 OSWALDO JÔNATHAS SCHEIDEGGER EMERIQUE


PLANO DE AÇÃO DO USO DA SALA DO PROINFO 2013


            A informática na educação é uma realidade na maioria das escolas, cujo objetivo principal é o de promover a igualdade de condições e a inclusão digital, como também ser um elemento motivador e auxiliar no processo ensino-aprendizagem.
            Planejar as ações a serem viabilizadas na escola dentro de um laboratório de informática vem para orientar o trabalho, para que o espaço seja utilizado na inclusão daqueles que não tem acesso ao computador, e acrescentar conhecimentos contidos nos programas educacionais, ou nos conteúdos didáticos pedagógicos disponíveis na internet, seguindo os objetivos do PROINFO que são:
. Melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem;
. Possibilitar a criação de  uma nova ecologia cognitiva no ambiente escolar;
. Propiciar uma educação voltada para o desenvolvimento científico tecnológico;
. Educar para uma cidadania global numa sociedade tecnológica desenvolvida;

Portanto, este plano justifica-se pela importância da organização, planejamento e desenvolvimento das atividades pedagógicas e administrativas para o ano letivo de 2013 na EMEF Criança Feliz, considerando os aspectos da realidade escolar e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem, bem como ações, objetivos e estratégias que venham subsidiar a prática docente no âmbito educativo, norteado pelo projeto político pedagógico e plano de desenvolvimento escolar.
Portanto, esta proposta terá como relevância primordial a construção coletiva como atitude participativa e compromissada, dentro dos nossos desafios educacionais, dentro de uma perspectiva de respostas aos desafios inerentes à realidade social, econômica, política e cultural de nossa comunidade.
OBJETIVO GERAL

Definir as ações que serão desenvolvidas no laboratório de informática da escola “Criança Feliz”, para o ano 2013, que venha de encontro com os objetivos definidos pelo PROINFO buscando a utilização sistemática dos recursos tecnológicos disponíveis na escola tais como: computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos da Internet.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Orientar e acompanhar a utilização e conservação dos recursos tecnológicos
·         Promover a inclusão digital dos alunos
·         Desenvolver a leitura e a escrita de forma interativa com os recursos tecnológicos;
·         Propiciar aos alunos a interação com as ferramentas tecnológicas e sua importância  na sala de aula;
·         Provocar estudos que possibilitem a leitura crítica dos meios de comunicação e informação;
·         Promover o uso das tecnologias integrando-a ao Projeto Político Pedagógico da escola.
·         Organizar ações voltadas para a superação de problemáticas atualmente vivenciadas no processo de ensino e de aprendizagem, prevalecendo os resultados qualitativos sobre os quantitativos.

Público Alvo
Alunos do 1º ao 5º ano Ensino fundamental I



Metodologia
            Aulas no laboratório de informática da escola de segunda a quinta – feira;  todas as séries terão acesso à 01:30 (uma hora e trinta minutos) de aula por semana com supervisão e orientação do professor monitor do PROINFO, e acompanhamento do professor de sala de aula. As aulas serão realizadas de acordo com o conteúdo programático do professor. São utilizados como metodologia jogos educativos, textos ilustrados on-line, vídeos etc.