segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Concurso de blogger


II Concurso de Blogger realizado pela SEMED  Secretaria Municipal de Educação
Coordenadora e idealizadora  do concurso Maria Edina - Coordenadora do PROINFO
Município: Jacundá - Pará






quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Produção de Texto HAGÁQUÊ

Escola: .E.M.E.F. Criança Feliz Professor: Oswaldo Emerique Série: 3º Ano "A" Produções de texto elaboradas pelos alunos do 3º Ano "A" Pra ver o conteúdo completo acesse o link abaixo: http://www.slideshare.net/diretas/produo-de-texto-histria-em-quadrinhos

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Video Projeto de HAGAQUÊ - história em quadrinhos

Atividades desenvolvidas durante o Projeto Oficina de hagáquê com os docentes da escola Criança feliz produção de texto dos alunos: histórias em quadrinhos, tema livre Acesse o link a seguir e veja o slid com todas as produções, entre outras atividades. http://www.slideshare.net/diretas/histria-em-quadrinhos-3-ano-pf-oswaldo

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

atividade de interpretação para 3º ano - jabuti sabido e macaco metido

Escola______________________________________________________________________________ Diretor (a) ______________________________Coordenador (a) ______________________________ Professor: (a) ________________________________________________________________________ Data: _____/______/_______Série_______ Turma __________ Turno_________________________ Aluno (a)____________________________________________________________________________ III Avaliação de Português 1°)Observe a capa do livro e responda: a)O livro conta historia do___________________________sabido e do______________________. b)Qual a ideia que a ilustração da capa do livro passa para você? 2°) Vamos numerar a sequencia correta, na narração da historia. Atribuindo as qualidades aos animais. Na mata tinha: 1-Bichos fedorentos ( ) feito tamanduá 2-Bichos mais fortes ( ) feito o quati 3-Bichos mais maiores ( ) feito onça 4-Bichos mais abraçadores ( ) feito anta. 3°) Diante da pergunta do Curumim: Qual é a esperteza de vocês? Cada bicho foi logo contando vantagem. Assinale com V ou F as afirmativas. ( ) O coelho disse como conseguirei enganar a paca. ( ) A raposa disse que se fingiu de folhagem. ( ) O macaco disse que conseguiu por sela na onça. ( ) O jabuti não dizia nada. 4°) Valendo o premio das melhores frutas da floresta, o curumim perguntou: - o que é o que é que fica em cima do céu? Responda: a) Qual foi a resposta do macaco? _____________________________________________________________________________________ b)Qual foi a resposta do jabuti? c) Qual você considera a mais correta? Porque? 5º) Na sua opinião qual foi a maior esperteza nessa historia? Comente. 6°) Imagine a situação do coelho colocando uma sela na onça , faça uma ilustração:

capa do livro/sequencicia didática/ por claudioneia salles


Escola: Municipal de Ensino Fundamental Criança Feliz Professor: OSWALDO JÔNATHAS SCHEIDEGGER EMERIQUE Professoras: CLAUDINÉIA SALES DE BRITO MARIA CLEUDIMAR PEREIRA DA SILVA Série: 3º Ano “A”, “B”, “C” SEQUÊNCIA DIDÁTICA Livro: Jabuti Sabido e Macaco Metido (Ana Maria Machado) Disciplinas: Português, Matemática Duração: Uma semana Habilidades alcançadas: . Produzir textos .Interpretação oral e escrita, . Localizar informações explícitas no texto . Reconhecer a diversidade de frutas regionais . Desenvolver a leitura e escrita . Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações . Resolução de conta as quatro operações matemáticas Conteúdos: 1ª etapa ( segunda-feira) Oralidade . Apresentação do livro . Construção da escrita; ditado: Lista ilustrada de animais e frutas; . Identificar a letra inicial e final; Problemas: envolvendo quantidade e valores 2ª Etapa (terça-feira) . Interpretação de texto: “Jabuti Sabido e Macaco Metido” . Separação de Silabas 3ª Etapa (quarta-feira) . Produzir uma receita: salada de frutas Construir uma tabela envolvendo variedades de frutas, preço, e quantidades Interpretação de gráficos e tabelas : Contas de adição subtração e multiplicação . 4ª Etapa (quinta-feira). Confeccionar um cartaz com as imagens dos animais silvestres da história;

sábado, 26 de outubro de 2013

Atividade do Pacto 3º Ano "A" Pfº: Oswaldo

Unidade 3 Atividade do Pacto
Acesse o link abaixo e veja no slide os conteúdos trabalhados, e não esqueça de postar
o seu comentário:
Editado pelo Professor Oswaldo Emerique 3º Ano "A"

http://www.slideshare.net/diretas/unidade-3-atividade-do-pacto-por-que-os-gmeos-so-iguais



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Comemorando o dia do Professor

Jantar com os professores das escolas:
Criança Feliz & Paulo Germano

Postado pelo Professor/Proinfo Oswaldo Jônathas







Comemorando o dia da Criança - Aula passeio no Crico

Escola Criança Feliz
Diretora: Danielma
Coordenadora Mª Marta
O dia da Criança é uma data muito especial
e para comemorar esse dia a Escola Criança
Feliz, através da pessoa da Diretora e Coordenadora, Danielma e
Marta, proporcionaram a todos os alunos da referida Escola
um passeio no circo. Foi um dia de alegria para todos,
acompanhado de muitas brincadeiras e lanche e bombons  para
garotada.
 Postado pelo Professor/Proinfo: OSWALDO JÔNATHAS




Brincadeiras 
Coreografia da música Ah leque leque


Coreografia das Poderosas

1ª Oficina do Projeto HagáQuê

1ª Oficina de HAGÁQUÊ  realizada com os (as) docentes da Escola Criança Feliz
Estiveram presente nesta oficina a diretora Daninelma e a Coordenadora Mª Marta e
a maioria dos educadores
Professores monitores da Oficina : Oswaldo Jônathas S. Emerique e Cladudionéia Sales
Postado Pelo professor/Proinfo Oswaldo Jônathas
Mês setembro


Professora Silvia

Professoras: Dilma e Raquel

Produção de Hagáquê


Produção de hagáquê

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

PROJETO HAGÁQUÊ: Tema: Produção de Textos de histórias em quadrinhos;


ESCOLA: E.M.E.F. CRIANÇA FELIZ


PROJETO HAGÁQUÊ
DIRETORA: DANIELMA
COORDENADORA PEDAGÓGICA: MARIA MARTA
Professores Regentes:
Pfº: Oswaldo Jônathas Scheidegger Emerique
Pfª: Claudioneia Sales de Brito

 Contribuidora: Elsamar Silva dos Santos
Tema: Produção de Textos de histórias em quadrinhos;
Conteúdo: Língua Portuguêsa
Período: 24/09/2013 à 24/10/2013
Público Alvo: Professores do Ensino Fundamental I.
Período: 4horas

Apresentação
As histórias em quadrinhos (HQs), a arte de narrar uma história por meio de sequências de desenhos ou figuras, são bem antigas. Sua origem remonta à Pré-História, nas chamadas pinturas rupestres, desenhos que mostravam cenas do cotidiano nas paredes de grutas e cavernas. A origem dos balões presentes nas histórias pode ser atribuída aos filactérios, faixas com palavras escritas junto à boca dos personagens, observadas em ilustrações européias desde o século XIV. Foi a partir do século XIX que o texto começou a acompanhar o desenho. Os quadrinhos estão ganhando cada dia mais uma respeitabilidade na escola graças a um programa cada vez mais popular e criativo, visando aos novos leitores, incentivando as crianças para criar e, em muitos casos, usando temas de suas próprias vidas.
            No plano pedagógico, os quadrinhos proporcionam experiências narrativas desde o início do aprendizado, fazendo os alunos adquirirem uma nova linguagem, crianças e adolescentes seguem a história do começo ao fim, compreendem seu enredo, seus personagens, a noção de tempo e espaço, sem necessidade de palavras sofisticadas e habilidades de decodificação. As imagens apóiam o texto e dão aos alunos pistas contextuais para o significado da palavra. Os quadrinhos atuam como uma espécie de andaime para o conhecimento do estudante.
OBJETIVO GERAL

Atender a Escola  Municipal Criança Feliz para a sistematização de trabalho com o uso das histórias em quadrinhos, especificamente, para professores de 1º ao 5º ano, utilizando o software livre HagáQuê, nas disciplinas que compõem o currículo escolar.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø  Oferecer ao coordenador e professores formação inicial através de oficinas sobre o emprego das histórias em quadrinhos em sala de aula.
Ø  Promover a formação necessária para os educadores desenvolverem atividades, e construírem histórias com os alunos utilizando sites e software livre como o HagáQuê.
Ø  Estimular com as HQs, o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), na construção colaborativa do conhecimento e aprendizagem.
Ø  Desenvolver atividades que contribuam para os alunos aprenderem conteúdos curriculares aplicados na sala de aula.
Ø  Promover a interação e troca de idéias entre os participantes.


4 . Estratégias

4.1 Atividades de formação
A Oficina HagáQuê prevê a realização de ações em dois momentos presenciais, no primeiro gestores, técnicos e professores, inseridos na oficina, receberão a formação fundamentada na aquisição de conhecimentos  teóricos práticos, necessários para a implementação das HQs em sala de aula, no segundo momento, eles apresentarão trabalhos desenvolvidos com os alunos utilizando as histórias em quadrinhos.


4.2. Oficina de HagáQuê (formação): teoria e prática
            O primeiro momento da oficina de HagáQuê destinada ao coordenador e professores, se configura na modalidade presencial com carga horária de 2 horas, para apresentação e conversa aberta sobre a HQ. O segundo  momento dar-se-á à prática, quando todos participantes farão atividades de treinamento dentro do software, essa etapa terá o período de 2 horas. Na terceira etapa os professores terão o prazo de 30 dias para a culminância dos trabalhos desenvolvidos com os alunos e exposição dos mesmos. O conteúdo desse primeiro momento estará voltado para temas fundamentais para o conhecimento e a prática pedagógica com o uso das histórias em quadrinhos. Eles integram os seguintes tópicos:
Ø  Origem e formato das histórias em quadrinhos.
Ø  Características desse gênero textual.
Ø  Utilização e as aplicações das HQs nas diversas áreas do conhecimento.
Ø  Sites online de construção de HQs e software livre como o HagáQuê.
Ø  Produção de HQs com o uso do software HagáQuê.
Ø  Planejamento de trabalhos em sala de aula com as histórias em quadrinhos.




AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá em dois momentos, no primeiro será avaliado a participação, desempenho e produção dos professores na realização das atividades com seus alunos. A avaliação final será a exposição dos trabalhos, histórias em quadrinhos, desenvolvido com os alunos.
Referências bibliográficas
AYRES, Janaina Teixeira. Oficina de HagáQuê.
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL/ NTE MARABÁ. Marabá, 04 de março de 2013

LUYTEN,Sonia M. BibeHistória em quadrinHos: um recurso de aprendizagem.
Abril 2011. Disponível

As histórias em quadrinhos (HQs) Disponível em> http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/181213historiaemquadrinhos.pdf

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Plano de Ação do PROINFO da E.M.E.F. Criança Feliz Ano 2013

Escola Municipal de Ensino Fundamental Criança Feliz, Jader Barbalho n° 110, Bairro José Rasteiro. Estão matriculados 262 discentes, em dois turnos, matutino e vespertino, distribuídos  em cinco turmas do 1º ao 5º ano

Diretora:Danielma
Coordenadora: Maria Marta
Orientadores da sala do PROINFO
CLAUDIONÉIA SALES DE BRITO
 OSWALDO JÔNATHAS SCHEIDEGGER EMERIQUE


PLANO DE AÇÃO DO USO DA SALA DO PROINFO 2013


            A informática na educação é uma realidade na maioria das escolas, cujo objetivo principal é o de promover a igualdade de condições e a inclusão digital, como também ser um elemento motivador e auxiliar no processo ensino-aprendizagem.
            Planejar as ações a serem viabilizadas na escola dentro de um laboratório de informática vem para orientar o trabalho, para que o espaço seja utilizado na inclusão daqueles que não tem acesso ao computador, e acrescentar conhecimentos contidos nos programas educacionais, ou nos conteúdos didáticos pedagógicos disponíveis na internet, seguindo os objetivos do PROINFO que são:
. Melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem;
. Possibilitar a criação de  uma nova ecologia cognitiva no ambiente escolar;
. Propiciar uma educação voltada para o desenvolvimento científico tecnológico;
. Educar para uma cidadania global numa sociedade tecnológica desenvolvida;

Portanto, este plano justifica-se pela importância da organização, planejamento e desenvolvimento das atividades pedagógicas e administrativas para o ano letivo de 2013 na EMEF Criança Feliz, considerando os aspectos da realidade escolar e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem, bem como ações, objetivos e estratégias que venham subsidiar a prática docente no âmbito educativo, norteado pelo projeto político pedagógico e plano de desenvolvimento escolar.
Portanto, esta proposta terá como relevância primordial a construção coletiva como atitude participativa e compromissada, dentro dos nossos desafios educacionais, dentro de uma perspectiva de respostas aos desafios inerentes à realidade social, econômica, política e cultural de nossa comunidade.
OBJETIVO GERAL

Definir as ações que serão desenvolvidas no laboratório de informática da escola “Criança Feliz”, para o ano 2013, que venha de encontro com os objetivos definidos pelo PROINFO buscando a utilização sistemática dos recursos tecnológicos disponíveis na escola tais como: computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos da Internet.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Orientar e acompanhar a utilização e conservação dos recursos tecnológicos
·         Promover a inclusão digital dos alunos
·         Desenvolver a leitura e a escrita de forma interativa com os recursos tecnológicos;
·         Propiciar aos alunos a interação com as ferramentas tecnológicas e sua importância  na sala de aula;
·         Provocar estudos que possibilitem a leitura crítica dos meios de comunicação e informação;
·         Promover o uso das tecnologias integrando-a ao Projeto Político Pedagógico da escola.
·         Organizar ações voltadas para a superação de problemáticas atualmente vivenciadas no processo de ensino e de aprendizagem, prevalecendo os resultados qualitativos sobre os quantitativos.

Público Alvo
Alunos do 1º ao 5º ano Ensino fundamental I



Metodologia
            Aulas no laboratório de informática da escola de segunda a quinta – feira;  todas as séries terão acesso à 01:30 (uma hora e trinta minutos) de aula por semana com supervisão e orientação do professor monitor do PROINFO, e acompanhamento do professor de sala de aula. As aulas serão realizadas de acordo com o conteúdo programático do professor. São utilizados como metodologia jogos educativos, textos ilustrados on-line, vídeos etc.